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Você sabe o que é Metaverso?
Um conceito antigo com futuro promissor.
O Facebook mudou seu nome e foca sua reestruturação no desenvolvimento do Metaverso. Mas você sabe o que é esse conceito e quais são as tecnologias em volta dele? Sabia que grandes empresas, como Nike, Disney, Google e Microsoft, também planejam investir nesse universo virtual?
O conceito de Metaverso não é novo, porém, com os avanços tecnológicos, o investimento nesse novo mercado que utiliza realidade virtual e realidade aumentada pode chegar a 1,5 trilhão de dólares até 2030, segundo a análise realizada pela PricewaterhouseCoopers (PwC), inaugurando um novo padrão de interação e experiência de imersão digital.
O que é o Metaverso?
O conceito de Metaverso é entendido como um conjunto de ambientes virtuais, desenvolvidos por meio de tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada e compartilhado por múltiplos usuários ao mesmo tempo. Neste ambiente virtual, será possível interagir com esses espaços das mais diversas maneiras, por exemplo, construir e personalizar avatares, socializar com outros usuários, visitar locais e realizar compras de produtos físicos e virtuais.
Steven Spielberg já criou seu Metaverso no cinema.
O Metaverso do Facebook pode ser descrito como algo parecido ao que foi apresentado no filme Jogador nº1 do diretor Steven Spielberg. Na história de Jogador nº1 que se passa em 2045, Wade Watts é um jovem que assim como o resto da humanidade, prefere a realidade virtual do jogo OASIS ao mundo real. No universo do filme as pessoas vivem sitiadas e podem fazer suas compras no ambiente virtual desde produtos físicos como “alimentos, roupas e produtos periféricos para jogar OASIS”, e produtos digitais como skins, veículos, armas e objetos decorativos para serem utilizados no próprio ambiente virtual.
O Metaverso muito antes do anúncio do Facebook
Livro de Snow Crash de Neal Stephenson
O termo Metaverso foi utilizado pela pimeiro vez por Neal Stephenson, em seu livro Snow Crash, de 1992, onde ele referencia um universo virtual em 3D no qual pessoas reais poderiam ter vidas completamente diferentes das do mundo real.
A experiência mais próxima de Metaverso foi a do ambiente Second Life, criado em 2003, porém, com as limitação tecnológicas da época e a experiência que só podia ser acessada por meio de computadores potentes prejudicaram a consolidação do projeto.
Qual o impacto do Metaverso para as empresas?
O Metaverso ira revolucionar as relações entre as pessoas e marcas, mudando a forma como nós comunicamos e consumimos. Esse ambiente poderá proporcionar inúmeras experiências aos clientes para conhecerem, experimentarem e consumirem produtos e serviços, gerando diversas oportunidades como um todo.
São diversas experiências que poderão ser realizadas no ambiente virtual como: Experimentar produtos e serviços em realidade aumentada, visualizar roupas, objetos e até projetos de arquitetura prontos, antes mesmo de saírem do papel, visitar lojas virtuais para comprar produtos físicos, venda de produtos e serviços para o Metaverso, eventos imersivos, reuniões e apresentações corporativas em espaços 3D além de comercialização de espaços e construções digitais assim como vários outras possibilidades.
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