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Os 7 gatilhos mentais do Marketing Digital
o que são os gatilhos mentais?
Os gatilhos mentais são agentes externos capazes de provocar uma reação nas pessoas e tirá-las da zona de conforto. Em outras palavras, são estímulos que agem diretamente no cérebro. Mas não se trata de hipnose ou algo do tipo, pois a base dos gatilhos mentais está na psicologia.
Os gatilhos mentais no marketing digital, ajudam a persuadir seu público a comprar um determinado produto ou serviço ou mesmo executar uma ação em marketing como assinar uma lista de e-mail por exemplo.
Os gatilhos mentais são os seguintes:
1. Prova social
É um depoimento ou avaliação de seus clientes sobre seus produtos. As pessoas têm maior tendência em comprar aquilo que é bem recomendado. Então, traga esse tipo de informação para o seu copy.
2. Reciprocidade
Você precisa impactar positivamente o leitor. Esse gatilho pode ser chamado também de “gentileza gera gentileza”. Se sua marca for útil e sincera ao seu público, com certeza você terá grandes ganhos com isso.
3. Autoridade
É utilizado para fazer com que as pessoas escutem o que você tem a dizer porque você sabe o que está falando, você é autoridade no assunto e elas confiam em você. Dessa forma, é possível conduzir o seu cliente ao que de fato importa: a venda.
4. Afinidade
Pense na sua vida pessoal um pouquinho e responda: no seu círculo, as pessoas próximas a você tem muitas coisas em comum, não é mesmo? A mesma coisa acontece com as empresas.
Os consumidores só se relacionam com as empresas, se tem afinidade com seus produtos, valores e impactos na sociedade.
5. Escassez
Todo ser humano se sente pressionado quando lhe dizem que algo está acabando, que existem poucas unidades de um produto ou que algo sairá de linha. Em seus conteúdos, abuse da escassez para que consiga fazer mais conversões.
6. Urgência
A urgência pode ser aliada da escassez, já que uma atitude tomada amanhã pode ser tarde demais. Dessa forma, em alguns de seus materiais utilize frases como: última chance, só hoje, etc, para trazer senso de urgência aos clientes e converter mais.
7. Antecipação
A antecipação mexe com as expectativas que temos em relação ao futuro. Um trailer de determinado filme mexe com as emoções e gera ansiedade para que o dia da estreia chegue logo.
Dentro do contexto dos negócios, é preciso planejar um cenário positivo, preparando o cliente para um novo produto ou serviço que será oferecido. Nesse caso, deve-se mostrar os benefícios, as funcionalidades e o valor que ele terá para as pessoas.
O livro “Gatinhos Mentais! de Gustavo Ferreira é uma obra interessante para você saber mais sobre os Gatilhos Mentais do Marketing Digital.
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