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Como fazer uma Landing Page perfeita?
O termo Landing Page (que pode ser traduzido como página de pouso) no Google Analitycs em inglês é definia como a página que um usuário chega ao seu site, porém na tradução português esse termo é substituído por página destino, isso pois em Marketing Digital, costuma-se chamar de Landing Page apenas aquelas que tem um objetivo bem definido: a conversão. Essas páginas contêm menos elementos e links do que a homepage de um site normal.
Você sabe quais são os principais elementos de uma Landing Page perfeita?
Título e Subtítulo
Os principais elementos de uma página, de fato, são o título e o subtítulo, que devem transmitir de maneira clara e direta a proposta de valor da sua oferta, de forma que, quando um visitante chegar à página, ele pense: “que oferta interessante, talvez seja disso que estou precisando, vou ler o restante da página”.
Imagem ou banner destaque
Uma imagem que reflita a sua oferta. Evite generalismo ou imagens de bancos de imagens que já foram muito usadas, pois isso pode atrapalhar a conversão. Também, busque trazer fotos ou ilustrações para que suas personas se vejam refletidas nelas, dessa forma, você causa uma aproximação quase instantânea. No caso de softwares ou ofertas de produtos que possam ser mostradas de alguma forma, opte por fazê-lo. Mostre telas do software e partes do webinar/eBook para transmitir credibilidade sobre a oferta.
Descritivo da Oferta (Copy)
Em grande parte dos casos, uma página de conversão precisará de mais descrições sobre a oferta para conseguir vender bem a ideia, eliminar pontos de dúvidas e alinhar expectativas. Nesses casos, costumamos seguir algumas boas práticas:
- Use bullet points;
- Escreva fragmentos ou sentenças curtas, que sejam possíveis de ler com facilidade;
- Escolha de 3 a 5 itens mais importantes, sem usar blocos muito longos de texto;
- Destaque termos relevantes em negrito;
- Fale de benefícios, não de funcionalidades. Exemplo: em vez de dizer “10.000m² de área útil”, usar “10.000m² com opções de diversão para toda a família”.
Formulário
O formulário é um dos elementos-chave e que torna a conversão possível. Na hora de montá-lo, é importante pensar sempre que deve existir um balanço entre algumas variáveis, tais como o número de informações requeridas e o número de Leads que será obtido. Não é regra, mas em geral, quanto mais informações, menor a taxa de conversão. Ainda assim, coloque no formulário as informações que você precisa coletar dos Leads. Isso vai fazer muita diferença na hora de passar o Lead do marketing para vendas.
Botão de CTA
CTA significa call-to-action ou chamado para ação, em português. Na prática, é o local no qual seu usuário deve clicar para garantir a conversão. Ele precisa estar em destaque na página, ou seja, se você usou tons de azul-claro em sua Landing Page, o botão de CTA pode vir em roxo, amarelo ou qualquer outra cor que se destaque. Além disso, opte por verbos de ação e que estimulem essa tão esperada conversão, como “Baixe grátis”, “Inscreva-se aqui”, entre outras possibilidades.
Prova social
São evidências de que outras pessoas compraram, baixaram ou encontraram algum valor na oferta. Como as pessoas tendem a acessar um material que outras já recomendaram, a prova social pode ser um caminho para aumentar as conversões. Algumas formas de fazer isso é com botões de compartilhamento para mostrar dados de redes sociais, número de downloads do material ou até mesmo depoimentos.
Senso de urgência
Quanto tempo falta para uma oferta expirar para estimular o visitante indeciso a agir mais rápido. É comum ver essa estratégia em sites de compras coletivas, que adicionam um cronômetro contando os minutos para o fim daquela oferta, ou sites de reservas de hotéis, que mostram quantos quartos estão livres no momento, este também pode ser um excelente recurso para sua landing page.
Vídeo da Oferta
A população brasileira é muito audiovisual, tanto que as redes sociais de vídeos curtos são as que “mais bomba” as pessoas preferem ver e ouvir ao ler o próprio YouTube é um sucesso, investir em um vídeo demonstrativo ou um vídeo no header do seu site pode ser uma excelente estratégia para sua Landing page.
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