Digital Tips Digital Tips
Pesquisar
  • Dicas Digitais
  • Inteligência Artificial
  • Sobre
  • contato

Publicidade

Registro de domínio e o registro de marca, você sabe a diferença?

Registro de domínio e o registro de marca, você sabe a diferença?

 23/06/2023 Dicas Digitais

Durante a criação de uma empresa ou lançamento de um produto, a etapa inicial é a geração e idealização da sua marca. Assim, é fundamental realizar o registro de domínio e registro de marca dessa sua organização, para que tenha sucesso nesse lançamento e garanta um nome atrativo para o público.

A marca é responsável pela impressão inicial que o cliente tem do seu produto ou da sua empresa, pois ela irá transmitir os seus valores e criar uma identidade para o negócio.

Agora imagine que um concorrente passe a utilizar o mesmo nome e logo que o seu? Para evitar isso, existe o que chamamos de registro de domínio e registro de marca.

Além da criação de um nome ou marca para sua empresa, atualmente existe ainda a possibilidade de criar um nome ou endereço digital para o seu site: o domínio.

Nesse sentido, é importante entender a diferença entre o registro de domínio e o registro de marca, como fazer cada um deles e quais as especificidades de cada um.

 

O que é registro de domínio?

O domínio é o que vem depois do www. no site da sua marca, garantindo que ele seja encontrado e acessado por inúmeros clientes.

Além do famoso www, o registro de domínio também pode ser importante para outros itens como e-mails corporativos.
Dessa forma, o registro de domínio é a etapa administrativa para a empresa garantir a propriedade do seu nome no site.

Sendo o domínio o endereço virtual da sua marca e o meio pelo qual os clientes irão chegar até a sua empresa, é preciso escolher muito bem o seu nome. Recomenda-se que ele seja curto, direto, de fácil memorização e divulgação.

 

O que é registro de marca?

A marca ou registro de marca de uma empresa se assemelha ao RG de um cidadão. Trata-se de um título que assegura o direito de propriedade e uso exclusivo da marca no território nacional.

Dessa forma, o registro de marca deve ser realizado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), entidade nacional responsável pelo registro de marcas e patentes no Brasil. A marca pode, então, incluir o nome e o logotipo, devendo seguir os seguintes critérios: A marca a ser registrada deve ser original dentro do setor escolhido para a realização do registro.

O requerente precisa atuar de modo legal na atividade comercial escolhida

Não é permitido reproduzir ou imitar outra marca registrada, seja em parte ou no todo

 

E o que acontece se não for feito o registro?

Nesse caso, não registrar uma marca permite que outra pessoa o faça e o direito de uso seja perdido, pois o registro garante proteção ao requerente em caso de plágio ou cópia.

O processo de registrar uma marca pode ser algo difícil para aqueles que não atuam na área, sendo indicado, muitas vezes, procurar uma empresa que preste esse serviço. O registro é feito em várias etapas e pode ser um processo penoso e longo para pessoas sem experiência.

 

Fonte: Hostgator

Branding domínio Logo marca Registro de Domínio site

Comentários

Posts Relacionados

Google revoluciona a busca com IA: do simples responder à exploração completa

Google revoluciona a busca com IA: do simples responder à exploração completa

Adobe Revoluciona a Edição com IA: Novidades no Photoshop, Premiere e Mais

Adobe Revoluciona a Edição com IA: Novidades no Photoshop, Premiere e Mais

Como o NotebookLM do Google Está Revolucionando os Estudos com Podcasts

Como o NotebookLM do Google Está Revolucionando os Estudos com Podcasts

Post Anterior Meta Verified, o selo de verificação do Instagram
Próximo Post Adobe Firefly o gerador de imagem por IA incorporado ao Photoshop

Publicidade

Publicações Recentes

Meta Avança com IA: Llama 3.2 Permite Interação com Vozes de Celebridades e Análise de Imagens
Meta Avança com IA: Llama 3.2 Permite Interação com Vozes de Celebridades e Análise de Imagens Criação de Conteúdo, Ferramentas Digitais, Inovação e Tendências, Inteligência Artificial, Produtividade, Redes Sociais,
Google revoluciona a busca com IA: do simples responder à exploração completa
Google revoluciona a busca com IA: do simples responder à exploração completa Blogs, Criação de Sites, Dicas Digitais, Ferramentas Digitais, Inovação e Tendências, Inteligência Artificial, Produtividade, SEO,
Adobe Revoluciona a Edição com IA: Novidades no Photoshop, Premiere e Mais
Adobe Revoluciona a Edição com IA: Novidades no Photoshop, Premiere e Mais Dicas Digitais, Ferramentas Digitais, Inovação e Tendências, Inteligência Artificial, Produtividade,
Como o NotebookLM do Google Está Revolucionando os Estudos com Podcasts
Como o NotebookLM do Google Está Revolucionando os Estudos com Podcasts Dicas Digitais, Educação Online, Ferramentas Digitais, Inovação e Tendências, Inteligência Artificial, Produtividade,
As 5 Melhores Plataformas de Agendamento Online Gratuito para Negócios
As 5 Melhores Plataformas de Agendamento Online Gratuito para Negócios Dicas Digitais, Ferramentas Digitais, Negócios Online, Produtividade,

Categorias

  • Dicas Digitais
  • Ferramentas Digitais
  • Marketing Digital
  • Inteligência Artificial
  • Criação de Conteúdo
  • Produtividade
  • Inovação e Tendências
  • Redes Sociais

Publicidade

Publicidade

Digital Tips

Dicas e notícias sobre marketing digital, redes sociais e empreendedorismo.

Categorias

  • Dicas Digitais
  • Ferramentas Digitais
  • Marketing Digital
  • Inteligência Artificial
  • Criação de Conteúdo
  • Produtividade
  • Inovação e Tendências
  • Redes Sociais

Links

  • Contato
  • Quem Somos
Redes Sociais

Todos os direitos reservados ao autor. 2025© | Política de Privacidade.