Publicidade
Registro de domínio e o registro de marca, você sabe a diferença?
Durante a criação de uma empresa ou lançamento de um produto, a etapa inicial é a geração e idealização da sua marca. Assim, é fundamental realizar o registro de domínio e registro de marca dessa sua organização, para que tenha sucesso nesse lançamento e garanta um nome atrativo para o público.
A marca é responsável pela impressão inicial que o cliente tem do seu produto ou da sua empresa, pois ela irá transmitir os seus valores e criar uma identidade para o negócio.
Agora imagine que um concorrente passe a utilizar o mesmo nome e logo que o seu? Para evitar isso, existe o que chamamos de registro de domínio e registro de marca.
Além da criação de um nome ou marca para sua empresa, atualmente existe ainda a possibilidade de criar um nome ou endereço digital para o seu site: o domínio.
Nesse sentido, é importante entender a diferença entre o registro de domínio e o registro de marca, como fazer cada um deles e quais as especificidades de cada um.
O que é registro de domínio?
O domínio é o que vem depois do www. no site da sua marca, garantindo que ele seja encontrado e acessado por inúmeros clientes.
Além do famoso www, o registro de domínio também pode ser importante para outros itens como e-mails corporativos.
Dessa forma, o registro de domínio é a etapa administrativa para a empresa garantir a propriedade do seu nome no site.
Sendo o domínio o endereço virtual da sua marca e o meio pelo qual os clientes irão chegar até a sua empresa, é preciso escolher muito bem o seu nome. Recomenda-se que ele seja curto, direto, de fácil memorização e divulgação.
O que é registro de marca?
A marca ou registro de marca de uma empresa se assemelha ao RG de um cidadão. Trata-se de um título que assegura o direito de propriedade e uso exclusivo da marca no território nacional.
Dessa forma, o registro de marca deve ser realizado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), entidade nacional responsável pelo registro de marcas e patentes no Brasil. A marca pode, então, incluir o nome e o logotipo, devendo seguir os seguintes critérios: A marca a ser registrada deve ser original dentro do setor escolhido para a realização do registro.
O requerente precisa atuar de modo legal na atividade comercial escolhida
Não é permitido reproduzir ou imitar outra marca registrada, seja em parte ou no todo
E o que acontece se não for feito o registro?
Nesse caso, não registrar uma marca permite que outra pessoa o faça e o direito de uso seja perdido, pois o registro garante proteção ao requerente em caso de plágio ou cópia.
O processo de registrar uma marca pode ser algo difícil para aqueles que não atuam na área, sendo indicado, muitas vezes, procurar uma empresa que preste esse serviço. O registro é feito em várias etapas e pode ser um processo penoso e longo para pessoas sem experiência.
Fonte: Hostgator
Comentários