Publicidade
A importância de se ter um site responsivo
O que é uma tela responsiva?
O design responsivo é uma técnica que permite que a interface de um site ou aplicativo seja adaptada em qualquer tipo e tamanho de tela, tornando-a responsiva, ou seja, sem distorções ou inacessibilidade no conteúdo em todos os dispositivos.
O design responsivo em um site traz diversas vantagens. Atualmente o crescimento dos acessos por celular e de dispositivos com diferentes telas vem crescendo em todo mundo e o design responsivo do site traz benefícios reais para o seu negócio adaptando a experiência do usuário independente da resolução da tela do seu usuário.
Vantagens do design responsivo para seu site:
Um site responsivo melhora a satisfação dos clientes
O foco de um site responsivo é a experiência do usuário. É para oferecer uma melhor usabilidade aos usuários de dispositivos móveis que esse tipo de design foi criado.
Por isso, o site responsivo colabora para a satisfação dos clientes, que se sentem bem recebidos nas suas páginas e conseguem realizar facilmente o que desejam. Dessa maneira, a marca ganha a confiança dos usuários e constrói uma imagem positiva.
Um site responsivo reduz a taxa de rejeição
A taxa de rejeição acontece quando o visitante acessa o site e fecha a página sem realizar qualquer interação. Em muitos casos, significa que ele não encontrou ou não conseguiu realizar o que queria.
Se o site não é responsivo, a taxa de rejeição tende a ser alta, porque faz os usuários desistirem da visita. Então, o responsivo pode melhorar essa métrica do seu site e gerar mais interações com as páginas.
Um site com design responsivo aumenta as conversões
Se o usuário consegue acessar o site e realizar o que deseja sem obstáculos, as conversões do site tendem a aumentar.
Por outro lado, se o site não funcionar bem em dispositivos móveis, você pode perder inúmeras oportunidades de negócio, já que os usuários logo desistem da visita quando encontram qualquer dificuldade.
Seu site tem uma melhora seu SEO
Ter um site mobile é um dos principais fatores de rankeamento do Google. Afinal, o buscador sabe a importância de melhorar a usabilidade em dispositivos móveis.
Além disso, o Google identifica os sinais da experiência do usuário no site — taxa de rejeição, tempo de permanência na página, cliques e interações, entre outros indicadores. Se esses sinais são positivos, como deve acontecer em um site responsivo, as páginas tendem a melhorar o SEO e ganhar posições no Google.
Facilita a divulgação do site
Um site responsivo tem uma mesma URL, independentemente do dispositivo que o visitante usa. Isso facilita a divulgação do site, já que a marca pode informar uma única URL, que se adapta ao dispositivo do usuário.
Facilita o gerenciamento do site
O gerenciamento do site também fica mais fácil. Afinal, você administra, edita e atualiza apenas um site, e as adaptações entre desktop e mobile são automáticas. Já as diferentes versões para desktop e mobile exigem uma gestão independente uma da outra.
De qualquer forma, sempre que atualizar um site responsivo, o ideal é analisar as atualizações em diferentes dispositivos para verificar possíveis erros.
Comentários