Publicidade
Google Gemini agora ‘fala como você’ e pode ler a tela do seu Android
O Google confirmou as expectativas ao anunciar novos recursos integrados à inteligência artificial (IA) Gemini, que agora é parte central do sistema operacional Android.
Um Sistema Operacional com IA no Núcleo
Durante a apresentação, o Google destacou que está construindo um sistema operacional com IA profundamente integrada. O principal destaque foi a introdução do Gemini Live, uma ferramenta que promete interações mais naturais e fluídas com os usuários. Com essa atualização, o assistente virtual pode simular conversas mais realistas, aproximando-se do que seria uma conversa com outra pessoa.
Gemini Live: Conversas Naturais e Personalizadas
A experiência de utilizar o assistente Gemini foi totalmente remodelada para oferecer uma interação mais humana. O Google demonstrou várias opções de vozes para o assistente, como uma versão mais animada, outra mais calma e uma terceira mais clara, que facilita a compreensão das palavras.
A ideia central do Gemini Live é proporcionar interações mais diretas e contextuais. Por exemplo, você pode usá-lo para se preparar para uma entrevista de emprego, encontrar ideias de presentes ou explorar questões complexas. Embora a ferramenta esteja disponível inicialmente apenas em inglês, o Google prometeu expandir o suporte a outros idiomas nas próximas semanas. Vale ressaltar que, para experimentar o novo assistente que “fala como um humano”, é necessário ser assinante do plano Gemini Advanced.
Leitura de Tela e Ações Contextuais
Outra inovação é a capacidade do Gemini de “ler” a tela dos dispositivos Android e tomar ações contextuais. Por exemplo, enquanto você assiste a um vídeo no YouTube, pode acionar o assistente sem interromper a reprodução, e ele encontrará as respostas necessárias.
Além disso, a geração de imagens pelo Gemini ficou ainda mais intuitiva. Em uma demonstração, o Google mostrou como é fácil gerar e compartilhar imagens diretamente em aplicativos como e-mail ou mensagens. A funcionalidade é acionada em forma de pop-up, sem a necessidade de abrir o aplicativo completo do assistente, permitindo que o Gemini opere sobre outros aplicativos de maneira ágil e eficiente.
Gemini e a Integração com a Câmera
O Google também demonstrou como o Gemini pode ser usado em conjunto com a câmera do celular. Em um exemplo, um usuário aponta o celular para um cartaz com datas de shows da artista Sabrina Carpenter. O assistente é então solicitado a verificar a disponibilidade na agenda para o dia do show em San Francisco. Graças à integração com o Google Workspace, o assistente consegue acessar a Agenda, criar lembretes e até checar preços de ingressos, tudo a partir do contexto da imagem capturada.
O Gemini também é capaz de realizar múltiplas tarefas simultaneamente. Por exemplo, enquanto adiciona um item à lista de compras no Google Keep, ele pode realizar outras ações sem perder o contexto.
Lançamento do Gemini para Tablets e Expansão da Ferramenta Circule para Pesquisar
Além dos smartphones, o Google anunciou que o Gemini será lançado oficialmente para tablets Android ainda nesta semana. A empresa destacou que, além de oferecer IA escalável, o assistente combina o poder da computação em nuvem com a capacidade de processamento local dos dispositivos, assim como na nova linha Pixel 9, que utiliza o modelo de linguagem Gemini Nano.
Posts Relacionados
Publicidade
Publicações Recentes





Comentários