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Qual a diferença entre persona e público alvo?
O Marketing Digital introduziu um novo conceito de público para as suas campanhas. As chamadas personas que diferentemente das ações do marketing tradicional utilizavam o conceito de público-alvo.
As personas são perfis semifictícios baseados em consumidores reais muitas vezes definidos por pesquisas de público-alvo e representam um consumidor ideal para um determinado produto, já o público-alvo é uma representação mais genérica, com uma definição mais ampla e se refere a um grupo de pessoas que podem querer seus produtos.
Enquanto público-alvo tem uma definição mais ampla e não relata seus hábitos de consumo, pois não representa alguém especifico. As personas representam personagens específicos semifictícios e detalham vários aspectos da sua vida como seus hábitos de consumo, trabalho, família entre outros o que ajuda a construir o consumidor ideal para o seu produto e direcionar suas campanhas.
O público-alvo possuí características bem genéricas como por exemplo pessoas com idades entre 30-45 anos, com renda mensal entre uma determinada faixa, ou seja não traduzem um consumidor ideal mas sim, um grupo de consumidores com características em comuns.
Utilizando personas em suas estratégias de marketing, você pode criar ações mais segmentadas e direcionadas para as pessoas certas, poupando tempo e dinheiro.
Público-alvo
Público-alvo é um grupo de pessoas ou organizações que têm um mesmo perfil ou, ao menos, um perfil semelhante como consumidores.
As informações mais usadas para definir o público-alvo de uma empresa são:
- Idade
- Sexo
- Formação educacional
- Poder aquisitivo
- Classe social
- Localização
- Hábitos de consumo
Exemplo de público-alvo: Mulheres, entre 20 e 30 anos, residentes no Rio de Janeiro, com formação superior, classe B, renda entre R$ 4000 e R$ 6000, apaixonadas por moda.
Persona
A persona é a representação do seu cliente ideal, com diversas características dos seus clientes reais. A persona tem características muito mais aprofundadas e detalhadas do que o público-alvo, pois envolve:
- Características pessoais
- Poder aquisitivo
- Estilo de vida
- Interesses
- Engajamento nas redes
- Informações profissionais
Exemplo de persona: Joana, 22 anos, estilista. Mora na Barra, no Rio. Formada em Moda, tem um blog e posta tutoriais e dicas de moda. Sempre acompanha eventos de moda da região e participa de encontros com outras pessoas do segmento. Nas horas vagas gosta de praticar atividades ao ar livre e frequentar academia.
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